Al-Attiyah mantém liderança e Paulo Gonçalves sobe ao segundo lugar do Dakar
A oitava etapa do Dakar, que ligou Uyuni, na Bolívia, a Iquique, no Chile, teve como vencedores Pablo Quintanilla nas duas rodas e Yazeed Alrajhi na categoria de automóveis.
Quintanilla foi o mais rápido, ficando à frente de Juan Pedrero Garcia, a apenas 11 segundos, e de Stefan Svitko, que fechou o pódio. Quanto aos portugueses, Ruben Faria alcançou o 14.º lugar, a 7m44s do primeiro classificado e Paulo Gonçalves terminou a prova no 15.º posto, a 12m17 do chileno. Com este resultado, o português conseguiu subir uma posição e ocupa o segundo lugar da geral.
Hélder Rodrigues perdeu algumas horas devido a avaria, tal como o espanhol Joan Barreda, que ao km 378 já estava a perder 1h30 para Marc Coma, que ocupa a primeira posição da classificação geral.
Ao volante do seu Toyota, o saudita Yazeed alcançou uma importante vitória, beneficiando de um problema numa roda, já perto da final da especial, no carro de Griniel de Villiers. O piloto acabou por bater o argentino Orlando Terranova (Mini) por 1m12s e Nasser Al-Attiyah por 2m36s.
Al-Attiyah continua, no entanto, a comandar a geral do rali, agora com 8m27s minutos de avanço sobre De Villiers, que foi quarto na etapa, enquanto Alrajhi consolidou o terceiro posto, a 18m40s. Já Carlos Sousa manteve o nono lugar, a mais de duas horas.
Pablo Quintanilla na chegada à Bolívia (Foto: Facebook Pablo Quintanilla)