Jonathan Rea vence 2ª corrida SBK no Autodromo do Algarve
Ao contrário do que os pilotos de Superbike usufruíram na primeira manga, a segunda corrida do fim de semana foi totalmente realizada com piso molhado, o que baralhou as contas das equipas que tiveram de modificar as afinações das motos e usar pneus apropriados para chuva quando tinham testado toda a semana em piso seco.
Com o aparecimento da chuva a Direção de Prova decidiu também reduzir a distância total da segunda manga, das originais 20 voltas para 18 que foram então realizadas.
No arranque para a corrida Jonathan Rea (Honda) saltou para o comando das operações não mais largou a liderança dos acontecimentos. Inicialmente o britânico da Honda conquistou uma larga vantagem de 4,5 segundos para o segundo classificado, mas Tom Sykes (Kawasaki) estava claramente pouco à vontade nestas condições e foi sendo pressionado e ultrapassado por, primeiro, Marco Melandri e de seguida por Sylvain Guintoli.
Os dois pilotos da Aprilia foram então em perseguição a Rea, e paulatinamente foram recuperando a desvantagem para o líder. Atrás de deles, Sykes tentou aguentar o ataque de Davide Giugliano (Ducati), mas estava claramente sem hipóteses de o fazer.
No entanto o melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista) estava ainda para acontecer!
Quando os dois pilotos da Aprilia se aproximaram de Jonathan Rea e iniciaram uma primeira série de ataques à liderança, Guintoli levou o seu esforço longe demais e forçou a passagem pelo seu companheiro de equipa Melandri.
A "brincadeira" de Guintoli levou os dois pilotos a tocarem-se e a sofrerem uma queda na curva da "Torre" aqui no Autódromo Internacional do Algarve.
Jonathan Rea, assim ficou com muito espaço para controlar o ritmo de corrida e seguir em primeiro até à bandeira de xadrez.
Também beneficiado com a queda das Aprilia foi Davide Giugliano, que assim subiu ao segundo posto.
Nesta luta sem tréguas o mais forte foi mesmo Chaz Davies, que assim levou uma segunda Ducati ao pódio aqui em Portimão.
Quanto à luta pelo título, as contas ficaram um pouco mais equilibradas: Tom Sykes continua líder, agora com 284 pontos, segundo classificado é Sylvain Guintoli com 241, segunindo-se Loris Baz com 236 e Jonathan Rea com 235.