Tondela e União da Madeira sobrem à I Liga, Farense foi a melhor entre os Algarvios

25-05-2015 10:14

Tondela e União da Madeira asseguraram, no passado domingo, a subida à I Liga e vão ocupar, na época 2015/2016, as vagas deixadas por Gil Vicente e Penafiel, que foram despromovidos à segunda divisão.

As decisões foram estabelecidas na 46.ª e última jornada da II Liga, durante uma tarde emotiva e onde quatro equipas discutiam a tão desejada subida. Já em período de descontos, o Desportivo de Chaves esteve perto de festejar o campeonato, mas um golo do Tondela no último minuto do jogo, no terreno do Freamunde, restringiu os flavienses para a terceira posição e permitiu que a União da Madeira subisse ao segundo lugar e regressasse, assim, ao principal escalão do futebol português.

O Tondela sagrou-se campeão da II Liga, graças ao empate em Freamunde por 1-1 e terminou a prova com 81 pontos e vai estrear-se na I Liga. Já a União da Madeira está de regresso aos confrontos com os “grandes” do futebol nacional, 20 anos depois da última presença.

Entre os representantes do sul do país, o Farense conquistou o título de melhor equipa algarvia, tendo goleado na última jornada o Feirense por 4-1, pelo que ascendeu ao 11.º lugar e terminou com 62 pontos. Já o Portimonense empatou por 1-1, na receção ao Leixões e foi o 13.º classificado da Liga com 60 pontos. O mesmo resultado foi conseguido no jogo que opôs o Olhanense e o Atlético, tendo a equipa de Olhão terminado o campeonato na 16.ª posição, com 55 pontos.